Plano de Manutenção Predial
Pode-se dizer que Sistema de Manutenção é o conjunto de informações e procedimentos necessários para realizar a gestão da manutenção, quando individualizados os procedimentos e as informações para apenas um sistema ou elemento, passa-se então a ser chamado de Programa de Manutenção. Esse plano deve ser constituído de um conjunto de informações e procedimentos, os quais vão orientar as atividades de manutenção e as rotinas de operação de sistemas, de acordo com uma estratégia de ação estabelecida. O programa deve considerar as orientações do fabricante relacionadas ao uso e inspeção rotineira de cada componente.
O programa consiste na determinação das atividades essenciais de manutenção, sua periodicidade, dos responsáveis pela execução, documentos de referência, referências normativas e recursos necessários, todos referidos individualmente aos sistemas e, quando aplicável, aos elementos, componentes e equipamentos. O programa de manutenção deve ser atualizado periodicamente. Esta é a definição trazida pela NBR 5674:2012.
O planejamento deve ser definido em planos de curto, médio e longo prazo, de maneira a: coordenar os serviços de manutenção para reduzir a necessidade de sucessivas intervenções; minimizar a interferência dos serviços de manutenção no uso da edificação e a interferência dos usuários sobre a execução dos serviços de manutenção; otimizar o aproveitamento de recursos humanos financeiros e equipamentos.
Para reduzir custos na manutenção, deve-se adequar o programa de manutenção a fim de evitar ações corretivas em componentes que poderiam sofrer ações programadas de manutenção. Para que isto ocorra, é fundamental que o planejamento seja entendido como um serviço técnico, executado por empresas especializadas e/ou por profissionais treinados adequadamente. Em suma “A elaboração e a implantação de programa de manutenção preventiva nas edificações, além de ser importante para a segurança e qualidade de vida dos usuários, é essencial para a manutenção dos níveis de desempenho ao longo da vida útil.” (NBR 5674: 2012)