Laudo de Inspeção Predial

Como, quando e o que será feito?

A Inspeção Predial é um processo que colabora na gestão da edificação e deve ser realizado com periodicidade regular. A Azevedo Carvalho Engenharia sugere, salvo determinação exigida por legislação local, que para edificações com menos de 10 anos a Inspeção seja realizada a cada 3 anos. Para construções de 10 a 20 anos devem ser feitas Inspeções a cada 2 anos. Prédios com mais de 20 anos devem ter Inspeções anuais.
Trata-se de um processo de avaliação das condições técnicas de uso, operação, manutenção e funcionalidade da edificação. Essa avaliação das condições técnicas da edificação, apura as causas prováveis da situação, classificação da importância das falhas, anomalias e manifestações patológicas mais significativas, assim como indica as ações necessárias para assegurar a conservação da edificação.
A falta de inspeção, e consequentemente de manutenção, geram graves problemas nas edificações, que vão se tornando obsoletas gerando deficiências construtivas e patologias generalizadas.
É realizada uma minuciosa vistoria em todos os elementos do edifício, identificando os vícios construtivos existentes, causas, magnitude, procedimentos de recuperação e grau de urgência de reparo. O Laudo de Inspeção Predial é entregue aos administradores do edifício, servindo como importante ferramenta para auxiliar a tomada de decisões e determinação de custos referentes a serviços de manutenção predial.


Porque deve ser feito?

O laudo de inspeção predial avalia o estado geral da edificação. A realização da inspeção predial é muito importante, já que os sistemas e elementos construtivos sofrem desgastes ao longo de sua vida útil. Negligenciar as atividades preventivas corretivas e reformas trará prejuízos (resultantes da perda de desempenho, da funcionalidade e da segurança, podendo ocorrer colapsos parciais ou totais dos sistemas), bem como risco de acidentes. Comparando à medicina, é a consulta com o clínico geral. Havendo algum ponto mais crítico deverá ser encaminhado aos especialistas para recuperação/diagnóstico.
O descaso ou desconhecimento da importância da elaboração de uma inspeção predial na edificação tornam os reparos identificados muitos mais trabalhosos e onerosos.