Definição de escopo e equalização técnica de propostas para contratação
Escopo pode ser definido como a soma total de todos os produtos do projeto e seus requisitos ou características, detalhando os objetivos que se pretende atingir. Sua elaboração é de fundamental importância em qualquer obra civil. Nele deve constar claramente o que deverá ser entregue e as estratégias a serem adotadas para se entregar o empreendimento, de acordo com a expectativa do cliente.
Sem escopo, existe o risco de empresas orçarem serviços diferentes ou qualidade de materiais diferentes, tornando-se, portanto, impossível a real verificação de qual empresa possui o melhor custo-benefício.
Após a definição do escopo técnico e aprovado pelo condomínio começam a ser recebidas as propostas comerciais para contratação. Equalizar as mesmas, reduzir custos e avaliar tecnicamente quais as melhores alternativas é um dos serviços propostos pela Azevedo Carvalho.
O momento técnico final de um processo de contratação de obras é a equalização das propostas recebidas. É nesta fase que o escopo das propostas de todas as concorrentes é verificado; os preços analisados, serviços omissos identificados, e distorções de valores apontados. Uma equalização de propostas realizada com sucesso é premissa fundamental para uma obra executada sem surpresas nos custos finais.
Um orçamento bem fundamentado, detalhado e calcado na realidade é de suma importância para que os custos de uma obra não saiam do controle. Apesar de não garantir por si só que as coisas irão acontecer de forma correta, o orçamento bem feito é um guia prático que ajuda muito a manter a obra dentro dos trilhos.
Para que o orçamento seja correto, é preciso que o orçamentista seja um profissional preparado e atento às cotações dos fornecedores, sabendo lidar e equalizar os diferentes documentos que recebe.
Alguns dos pontos de atenção são:
-Especificações técnicas;
-Tipos de embalagens e forma de entrega;
-Forma de precificação;
-Prazo de entrega;
-Formas de pagamento;
-Condições para a entrega e validade da proposta.
Fornecedores diferentes formatam suas cotações de formas diferentes, muitas vezes trazendo informações adicionais ou omitindo dados importantes. É importante saber o que é importante para a obra e os detalhes técnicos.
Montar um escopo detalhado e equalizar as propostas é fundamental para que todos orcem o mesmo serviço, dentro das mesmas considerações técnicas. A equalização das propostas, unificando a mesma base orçamentária para todos os proponentes é possível através desta contratação.