Auditoria de Manutenção
Como, quando e o que será feito?
Serão verificados todos os itens previstos para manutenção de um edifício. As manutenções podem ser separadas em 3 formas:
– Manutenção rotineira, caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se como exemplo limpeza geral e lavagem das áreas comuns.
– Manutenção corretiva, caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais ao seus proprietários e usuários.
– Manutenção preventiva, caracterizada por serviços cuja realização é programada de forma antecipada, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas de durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatório de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação.
É de suma importância que as manutenções sejam feitas conforme programado, de forma a ampliar a vida útil da edificação e resguardar de riscos e/ou acidentes.
Porque deve ser feito?
É a forma de se verificar e validar que a manutenção predial está sendo realizada de forma preventiva e corretiva, por meio de uma checagem no programa detalhado existente na edificação.