Auditoria de Obras e Contratos
Como, quando e o que será feito?
A auditoria avalia a validade dos contratos. Problemas nesse aspecto têm se tornado cada vez mais comuns, por isso a auditoria deve ser bem minuciosa.
Devem ser verificadas questões bem básicas, como possíveis alterações no projeto, cronogramas, especificações técnicas, aplicações da Lei, a exatidão e outros.
Auditoria de prazos: com base no cronograma de atividades que a construtora realiza, faremos visitas técnicas validando a execução e conclusão daquela atividade, motivos de atraso e discussão de plano de ações mitigadoras para cumprimento ou retomada do prazo ideal;
Auditoria financeira de custos: verificação da adoção de procedimentos mínimos de controle interno para compras e suprimentos, controle de contratos e processo de pagamentos. Acompanhamento dos gastos gerais da obra em comparação aos orçamentos parciais ou executivos, possibilitando a conclusão do empreendimento com os recursos planejados e a prevenção dos riscos financeiros.
Porque deve ser feito?
Garante e valida a entrega do empreendimento dentro dos prazos, custo e qualidade definidos inicialmente pelo empreendedor;
Segurança no processo de compras, com o cumprimento de especificações de projeto e a realização de aquisições adequadas de fornecedores confiáveis em momentos oportunos.